top of page

Saúde no esporte


Antes de se matricular na academia, você provavelmente realizou uma bateria de exames para saber se estava tudo bem com o coração, articulações e músculos. Tudo para obter o melhor resultado nos treinos, certo? O que muitas pessoas esquecem, é de cuidar do maior órgão do nosso corpo: a pele.

Os impactos sofridos durante a atividade física, tanto profissional, quanto amadora, favorece o aparecimento ou agravamento de lesões, que podem ser infecciosas, traumáticas ou graves, como o câncer de pele.


Bolhas, calosidades, assaduras, alergias, queimaduras solares, infecções por fungos ou bactérias estão entre os problemas relacionados à pele que mais acontecem com os esportistas. Por isso, o check-up dermatológico é tão importante. Ele pode prevenir esses problemas e também àqueles relacionados com cabelos e unhas.


Além disso, esportes de alto impacto, como a corrida por exemplo, são os principais vilões da beleza da pele, responsáveis por acelerar o envelhecimento.


Para esclarecer algumas dúvidas, o médico dermatologista Dr. Marcelo Brollo dá dicas importantes na entrevista exclusiva abaixo.



Quais os principais cuidados que praticantes de atividades de alto impacto, como os maratonistas, devem tomar com a pele?

Maratonistas e demais atletas devem ficar atentos diversos pontos, mas há três principais:

1- pés: sofrem com calos , fraturas nas unhas e micoses

2- dobras (axilas e virilha): locais de calor, umidade e atrito favorecem o surgimento de micoses

3- exposição solar: como a maioria dos treinos e provas são feitos ao ar livre, a proteção solar deve ser tão importante quanto a roupa do corpo.


Como previnir lesões na pele ao praticar esportes ao ar livre em geral?

Nessa linha, devemos pensar em usar calçados corretos para prevenir lesões nos pés. Muitas vezes o paciente distribui mal o peso do corpo sobre a planta do pé, o que favorece o surgimento de calos.

Além disso o atleta deve utilizar produtos para controlar a umidade nos pés e nas dobras. A proteção solar vai além do filtro solar. Roupas com proteção contra raios ultravioleta, viseiras e óculos são fundamentais.


Existem procedimentos de beleza específicos para esportistas? Quais os mais procurados em sua clínica?

O atleta, mesmo o amador, envelhece mais rápido. Não só pela exposição solar. A atividade física de alta performance acelera o processo de envelhecimento. Portanto, os cuidados devem começar cedo. Além da citada proteção solar, o paciente deve ingerir e aplicar na pele antioxidantes, utilizar produtos para estímulo de colágeno, e manter a pele e o corpo hidratados. Para aqueles que necessitam de um “empurrãozinho” a mais, indico aplicações de toxina botulínica para as rugas de expressão e tratamento com ácido polilático (Sculptra) para estímulo de colágeno. Com essas ferramentas consegue-se tratar rugas da testa e os pés de galinha, melhorar a flacidez e os sulcos profundos da face, como o bigode chinês.


Quais as principais queixas dos esportistas em questões de pele?

Micoses, alergias , calos, verrugas, manchas provocadas pelo sol, flacidez da face.


Esportes indoor, como natação e academia também tem riscos para a pele? Quais são?

Pacientes que frequentam academias limpas e arejadas não costumam ter queixas relacionadas à atividade física. Porém, praticantes de atividades em piscinas podem cursar com ressecamento da pele. Mesmo as piscinas salinizadas têm cloro. Isso é um problema, sobretudo para os pacientes com dermatite atópica.


Quais as dicas que o doutor daria para quem pratica esportes e quer ter uma pele saudável?

Compre um bom calçado e utilize roupas confortáveis, de preferência com proteção ultravioleta. Use filtros solares apropriados para atividade física no rosto e no corpo. Hidrata-se bastante. E procure seu dermatologista para manter o acompanhamento.


Dor da beleza: Dr Marcelo aplicando ácido hialurônico



Contato

Endereço: Bloco Hong Kong 3000, Condomínio Le Monde - Av. das Américas, 3500 - 315 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22631-004

Telefone: (21) 3986-1020

bottom of page